terça-feira, 29 de junho de 2010

CULTO DOMÉSTICO, OPÇÃO OU NECESSIDADE?

CULTO DOMÉSTICO

Hoje, esquecido por muitos, mas sabemos que é muito importante para a SAÚDE familiar.

“Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos. Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos”. Dt. 11:18,19


PORQUE FAZER CULTO DOMÉSTICO

• Primeiro, porque é bíblico – Deus recomendou em Deuteronômio Cap.6:7 e Cap. 11:18,19. “Assentado em vossa casa” quer dizer sentar com a família para falar de Deus e das coisas espirituais. Timóteo aprendeu em casa, com a avó Loide e a mãe Eunice. E também porque nos dispõe para enfrentarmos as tarefas diárias com um coração mais alegre, torna-nos mais fortes para o trabalho, mais dedicados ao nosso dever e predispõe-nos a glorificar a Deus em tudo que fizermos.

• Porque nos dá força para enfrentarmos o desânimo, as decepções, as adversidades inesperadas e as frustrações com que nos deparamos.

• Edifica e fortalece a vida cristã de cada indivíduo, deixando nele marcas permanentes.

• Porque nos torna mais cônscios, no decorrer do dia, da presença reconfortante do Deus que nos ajuda a vencer pensamentos impuros e outros inimigos quaisquer, que porventura vierem atacar-nos.

• Porque o culto doméstico suaviza as asperezas do relacionamento no lar e enriquece grandemente o convívio em família. Dissensões, inimizades e separações dificilmente acontecem numa família que cultua a Deus e medita em sua Palavra diariamente.

• É momento para tirar dúvidas a respeito da Bíblia e da vida cristã.

• É oportunidade preciosa para apresentar aos filhos e a outras pessoas o plano de salvação. Que privilégio para os pais saberem que seu filho aceitou Jesus no culto em família!

• Necessidades e vitórias são compartilhadas em orações.

• Porque ele poderá ter influência sadia e santa sobre as pessoas que possam estar visitando a família.

• É momento de testemunho. As orações e os cânticos podem ser ouvidos pela vizinhança, despertar interesse e atingir os corações.

• Porque o culto doméstico faz de um lar exemplo e estímulo a outros lares, para que tenham a mesma vida de devoção e adoração a Deus.

• Porque a palavra de Deus ensina que devemos fazer o culto doméstico. Ao obedecermos a Deus, estamos dando honra àquele que é o doador de todo o bem e fonte de toda a benção.

• Porque o culto doméstico reforça o trabalho pastoral e, além disso, estimula em muito a participação na Igreja.


ALGUNS PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA ESTABELECER O CULTO DOMÉSTICO.


1) Fazer esse propósito e orar para que Deus afaste todos os impedimentos.

2) Quem deve participar?

• Cada membro da família, sem qualquer exceção: pai, mãe, filhos, inclusive o recém-nascido.

• Dar oportunidade de participação a todos – até às crianças.

O Culto doméstico cria um ambiente de paz, algo que até mesmo o mais novo sente e aprecia. Afinal, ali ordena o Senhor a sua bênção.

3) Quanto tempo precisa?

• As circunstâncias de cada lar devem determinar o tempo conveniente. Depende de cada família.  Não pode ser muito longo, sobretudo quando há crianças. Não deve haver sermão, mas um pequeno comentário sobre o texto lido.
• Sugerimos uns vinte a trinta minutos.
A bênção do Senhor será a recompensa.


4) Quais os elementos principais?

a) Cânticos:
"Louvando a Deus, com salmos, hinos e cânticos espirituais" Cl. 3:16. O Culto deve ser participativo, cada membro da família escolhendo o seu cântico predileto. Uma parte do louvor nos céus expressa-se através dos cânticos. O que é importante nos céus deve ser importante para nós que vivemos aqui na terra.

b) As Escrituras Sagradas:

Elas devem ser recebidas com santo temor, em obediência a Deus, cada membro lendo alguns versículos. Para algumas famílias, o uso de um bom devocionário é o mais conveniente.

c) Oração:
A oração deve ser feitas por coisas lícitas e inclui todas as classes de pessoas: líderes políticos e religiosos, pastores e missionários, membros maiores e menores das Igrejas em todas as suas necessidades. Basicamente, pela oração, estamos confiando os interesses do novo dia, inclusive as atividades de cada membro da família aos cuidados de Deus. Novamente, cada membro deve ser ensinado e incentivado a orar audivelmente. O culto doméstico se torna mais interessante quantos todos estão participando.

• Agradecer é importante! Não só pedir. Cada um deve mencionar um motivo de gratidão.

Há muitos momentos em que a família está reunida ao redor da mesa para uma refeição, ou até diante de um programa de televisão. Alguns minutos podem ser usados para a realização de um culto. Afinal, sempre se encontra tempo para o que se julga importante. É questão de prioridades e de coração.


• Vamos buscar tempo para realizarmos com mais freqüência o culto doméstico em nossa casa, por que a com certeza a Glória será de Deus, mas as bênçãos serão da nossa família.



Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário