domingo, 13 de fevereiro de 2011

O QUE FALTA NA IGREJA HOJE? .

Gostei muito dessa palavra do Pastor Elias e achei interessante compartilhar, pois é o que acontece nas igrejas hoje. A liderança não investe em trabalho com famílias, e como é de grande importância, por que se tivermos famílias fortes, teremos igrejas fortes.     

IGREJA E FAMÍLIA

Por: Pr. Elias Teodoro




" o que ouvimos e aprendemos não encobriremos aos nossos filhos, mas contaremos as vindouras gerações, acerca dos louvores do Senhor e o seu poder e as maravilhas que fez" Salmos 78. 3,4 


Vamos nos perguntar primeiro: 
Se a família é tão importante para a igreja como dizemos, por que temos tantos ministérios hoje, mas a maioria absoluta das igrejas, não tem um ministério de famílias ou algo com outro nome? Por que não estamos oferecendo cursos para noivos em nossas igrejas? Aconselhamento essencial para a vida conjugal? Faltam pastores treinados nessa área? Por que os Seminários não oferecem cursos livres familiares para equipar melhor as igrejas quanto as famílias? Por que as denominações não coordenam com as igrejas congressos de famílias? Outros congressos são realizados. 
Por que as igrejas hoje por menores que sejam já começam com vários ministérios, menos o de família? Será falta de visão? O que será?
Nós somos o povo da Bíblia. A Bíblia é o livro da família e de família. Este é o seu assunto. Há ali o plano de Deus para as famílias no mundo inteiro em Cristo Jesus (Atos 16.31).
Ao patriarca Abraão Deus afirma que " em ti serão benditas todas as famílias " (Gen. 12). E com ele vieram os seus filhos e netos. Assim, patriarcas, legisladores, juízes, reis, profetas, e suas famílias e tribos, participam com as histórias verdadeiras de suas famílias para o nosso crescimento espiritual.
Assim é a Bíblia. Cheia de ensino, recomendações e práticas vividas por famílias que obedeceram ou desobedeceram. 
Nós fomos criados na igreja ouvindo em casa e na EBD sempre histórias das famílias da Bíblia Todo Velho testamento nos conduz assim através das famílias rumo a vinda de Jesus. E ele veio nascido e criado no seio de uma família. 
São exemplos como de José e Maria e tantos outros que formam o cenário de todas as famílias também do Novo Testamento. Eles deram base para o nosso caráter cristão. A família dos apóstolos e discípulos, dos missionários, dos que escreveram a história das igrejas. Famílias como a de Timóteo ou de Cornélio ou do carcereiro de Filipos. 
No Novo Testamento a igreja é chamada de "Família de Deus ". Jesus é o noivo que vai se encontrar com a noiva que é a igreja nas bodas do Cordeiro. Jesus começa o seu ministério realizando o primeiro dos milagres num casamento. Por que será que a Bíblia toda fala de família e nós falamos pouco nas igrejas?
Nós temos uma excelente herança bíblica acerca da Família. Sabemos que a família é o embrião da sociedade e da igreja. Sabemos que a educação bíblica , cristã e para a vida deve ser plantada na pequena infância em casa. Por isso mesmo, os casamentos deveriam ser realizados sob orientação da igreja incluindo a sexualidade e relacionamentos saudáveis.
Os casamentos deviam ser mais assistidos pelas igrejas e pelos pastores, não só porque é importante e seria um trabalho essencialmente pastoral, mas porque a família cristã está em crise, ela está enferma. Devíamos ter conselheiros bíblicos de família nas igrejas.
Atualmente, os casamentos já começam acabados, ou os casamentos tem dificuldade de durar 10 anos ou pior, 5 anos. A igreja devia cuidar mais e investir em casamentos duradouros e não aceitar a cultura da sociedade imposta pelo divórcio.
As igrejas deviam preparar ainda mais os seus pastores, as denominações devia pensar mais nas famílias. As igrejas que sonham em ser mega-igrejas, deviam investir mais nas famílias.
Os líderes que concentram tanto poder em si mesmos , nos novos movimentos dentro da igreja, deviam se dedicar mais as famílias. O baixo número de pastores interessados em ministério de família é alarmante. O número de igrejas desinteressadas é grande, o que parece ser um anacronismo em face do valor teórico que atribuímos às famílias.
Ainda é tempo de levantarmos um clamor, um avivamento da família no meio da igreja no Brasil. Gastamos mais com outros ministérios. Invista na sua família. Comece, na sua igreja, um Ministério de Família.

*********************
Pastor Elias Teodoro- Fundador e Coordenador do Espaço Amor a Família de Belém-Pa. Mestrando em Teologia da FATEBE.




Nenhum comentário:

Postar um comentário